quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Conhecer a Airbus...
Era uma vez...
Em Setembro de 1967, um acordo entre a Inglaterra, a França e a Alemanha, que começou a produção conjunta de uma aeronave widebody, o Airbus A300. Airbus provém das palavras inglesas Air e Bus, que significam autocarro aéreo. A empresa nasceu oficialmente, como Airbus Industries, em 1970, um consórcio integrado pela Aerospatiale (empresa francesa) e da Deutsche Aerospace (empresa alemã), logo seguida pela espanhola Construcciones Aeronáuticas SA.
Em 1972 foi realizado o voo experimental do A300. Este modelo foi o primeiro modelo de produção em série da Airbus.
Em 1974 entrou em voos comerciais, apesar do consórcio apostar em volume em 1979 apenas tinha comercializado 81 unidades.
Em 1981 surgiu o A320 que garantiu algum estatuto à Airbus como um dos maiores construtores – tendo sido encomendadas 400 unidades mesmo antes do voo inaugural, contra as 12 do A300 em 1972.
Todos os cockpits das aeronaves comerciais da Airbus possuem controles similares, e todas as aeronaves possuem sistemas de operações semelhantes, o que facilita para uma Empresa aérea a formação dos tripulantes e pilotos.
Em Janeiro de 1999 a Airbus estabelece uma companhia independente a Airbus Military S.A.S. a qual desenvolveu uma aeronave específica de transporte com o intuito de substituir o Hercules C-130.
Em 2000 a fusão de mais três companhias formou o grupo ainda mais forte. Em 2001, foi criada a Airbus Integrated Company que coincidiu com o desenvolvimento do A 380, o modelo comercial maior do mundo com mais de 840 passageiros.
Negocio de Gigantes - Diferença de centímetros
A principal concorrência da Airbus provém da Boeing. A Boeing Commercial Airplanes (BCA) é uma empresa americana que lidera a construção de aviões comerciais a nível mundial. A sua sede está localizada em Chicago, Illinois, enquanto que as principais fábricas da empresa encontram-se na região metropolitana de Seattle, Washington, em Everett e Renton. Fundada em 1916, por William E. Boeing e George Conrad Westervelt.
Em 1996, a
A forte concorrência proveniente da construtora europeia Airbus, provem da semelhança entre os modelos (serie A3...) permite baixar os custos de formação e de manutenção. A tecnologia também desempenha um papel fundamental, com a adopção do sistema fly-by-wire.
A semelhança entre modelos demonstra a forte competitividade entre os dois construtores. Para cada modelo da Airbus existe um similar da Boeing. Por exemplo:
- O A380 foi desenvolvido para ser um pouco maior que o 747.
- O AA350XWB rivaliza com a gama mais alta do 787 e mais baixa do 777.
- O A320 e maior que o 737-700 mas mais pequeno que o 737-800.
- O A321 e maior que o 737-900 mas mais pequeno que o 757-200.
Em termos de planeamento de produção a Airbus tem-se superiorizado mas por uma pequena margem…
Analise SWOT
- Forte implementação tecnológica
- Semelhança entre modelos
- Forte divulgação na Europa
Pontos Fracos
- Empresa algo recente
- Jovialidade dos seus modelos
Oportunidade
- Avanço da tecnologia
- Aumento pela consciencialização ambiental
- Especialização dos colaboradores
- Aposta no sexo feminino
Ameaças
- Padrões de segurança apertados
- Forte concorrência da Boeing
- Atentados terroristas